top of page

CROMOTERAPIA

A cromoterapia é uma prática de cura milenar através das cores. As grandes civilizações como o Egito, a Grécia, a China e a Índia já praticavam-na com o objetivo de curar doenças e harmonizar o corpo. As cores influenciam nosso organismo.

 

A cromoterapia utiliza as 7 cores do espectro solar, ou seja, as cores do arco-íris.

Elas se dividem em cores quentes, frias e neutras.

As cores quentes são: vermelho, laranja e amarelo.

As cores frias são: azul, índigo e violeta.

A cor neutra é: verde.

Verde: seu uso é utilizado para limpar, higienizar atuando como água oxigenada e seu uso é irrestrito. É adstringente e alcalina, trazendo equilíbrio para o corpo e a mente, acalmando o sistema nervoso e ligada ao chacra cardíaco.

Azul: altamente espiritualizante, induzindo à calma e reflexão. É um raio frio com propriedades sedativas e soporíficas e ligada ao chacra laríngeo.

Índigo: é a cor da espiritualidade, da devoção, da intuição e dedicação. Pode ser usada como anestésico para evitar a dor, induzindo a anestesia local e as vezes total. Esta ligada ao chacra frontal.

Violeta: esta cor é costumeiramente chamada de "raio do poder", por coordenar a mente superior, regendo as bilhões de células que compõem os nervos e tecidos do corpo. É a cor da consciência cósmica, livre de preconceitos e capaz de considerar a vida e o universo sem dogmatismo, observando o passado e o futuro em exatidão e com clareza de que a vida é eterna. Esta ligada ao chacra coronário.

 

Vermelha: por ser uma cor de luz quente ela é chamada de o "pai" da vitalidade. Ela proporciona energia, saúde e vitalidade. Indicada em casos de anemia e não dever ser usada em pessoas hipertensas, pois ela acelera e aumenta a pressão sanguínea. Esta ligada ao chacra básico.

Laranja: através desta cor é que temos o "raio da sabedoria". Pela sua natureza quente, são dissolvidas formações dentro e fora do organismo, tanto na parte óssea como em cartilagens e outros tecidos, bem como nas glândulas e órgãos em geral. Ela também combate a sensação de inércia e ameniza as repressões, induzindo a transmutação de energias do corpo. Ela está ligada ao chacra umbilical.

Amarela: assim como o sol dourado, simboliza o poder divino, iluminação e imortalidade. Esta cor desperta, inspira e estimula a mente superior propiciando auto controle, produzindo efeito alcalino (sem eletricidade) que fortalece os nervos e não é adstringente. Depois da cor branca que é a junção de todas as demais cores, a cor amarela é a que mais energia fornece, tornando-a a mais alegre das cores da cromoterapia. Ela está ligada ao plexo solar.

bottom of page